16 abril 2018

Crítica | Um Lugar Silencioso faz você segurar o fôlego



NÃO TERÁ SPOILERS!

O primeiro contato que tive com este filme foi no próprio YouTube durante um daqueles anúncios que surgem no início e meio de um vídeo. Nos primeiros segundos do trailer já tinha me apaixonado por ele ter uma pegada quase idêntica ao livro Caixa de Pássaros do Josh Malerman.

No elenco temos: Emily Blunt (Evelyn), John Krasinski (Lee, e também diretor do filme) Noah Jupe (Marcus), Millicent Simmonds (Regan) e pequenas participações de Cade Woodman (Beau), Doris McCarthy e Leon Russom.

A história é focada somente na família que vive em uma área isolada da cidade (uma pequena fazenda), onde eles tentam viver tranquilamente e sem qualquer tipo de barulho por causa das criaturas que matam sem piedade qualquer ser vivo.

Lee e Evelyn dançam ao som de uma música através do fone de ouvido; este é o único momento da trama que há uma música.

Em 99% do filme, os personagens se comunicam somente pela linguagem de sinais, já que Regan é surda - e atriz também - e o som da voz pode atrair as criaturas. Há somente duas cenas de diálogos. A primeira é entre Lee e Marcus quando eles vão pescar, e a outra ocorre depois que Lee leva Evelyn e o recém nascido para o quarto que fica no subterrâneo. Quando você escuta as vozes desses três, você se sente mais leve e chega a achar libertador quando eles podem enfim falar sem sussurrar e utilizar os movimentos das mãos.

Regan discute com Lee sobre todos os aparelhos auditivos que ele tentou consertar para ela.
Cena de tensão entre Evelyn, Regan e Marcus e o bebê recém-nascido.


Durante o filme inteiro você fica apavorado só de pensar em um mundo idêntico aquele. Posso dizer que, a pior cena é quando a bolsa da Evelyn estoura e ela demora pra chegar até a banheira por causa da criatura que invade a casa. São momentos tão aterrorizantes que quando eles acabam você solta um suspiro de alívio.

Momento do parto onde Evelyn não aguenta segurar o grito, enquanto a criatura está subindo as escadas para o corredor.

E já mencionando a marcante cena, vamos falar um pouco sobre a Evelyn. A personagem da Blunt era apenas uma simples mãe, esposa e dona de casa, chegando a não ter tanto "brilho". Mas meus queridos, na cena que a bolsa estoura, qualquer um entra em desespero e se pergunta como ela se segurou para não entrar em pânico e desespero. E literalmente, no fim do filme a única coisa que se passou na minha cabeça ao ver a última cena da atriz, pensei: "Ok, tragam um prêmio para esta mulher".

Nesta cena vemos dois outros personagens além da família.

John além de ator também foi o diretor do longa (como ele conseguiu eu não sei, CADÊ O PRÊMIO DESSE HOMEM???). Papel excelente, com uma força de vontade e o amor que ele sente pela própria família é uma coisa muito incrível. Aliás, temos uma cena muito marcante e vemos até onde vale o amor que os pais sentem pelos filhos.

Lee vai salvar seus filhos no meio da fazenda.

Sobre os irmãos: eu os amo do fundo do meu coração. Regan é uma garota um pouco reservada e carrega um sentimento de culpa que ela mesma colocou sobre si, e acha que o pai não a ama por causa desse "acidente" que ocorreu no início do longa. Marcus é um garoto um tanto medroso, mas não deixa a desejar em vários momentos.

Notamos muito bem como são os aliens (John confirmou que eles são aliens), mas são tão bizarros que é difícil explicar detalhadamente suas características. A cabeça lembra a do Demorgorgon de Stranger Things; o corpo é bem magro; a pele lembra uma rocha que é uma espécie de "armadura"; braços e pernas são um pouco comprido e lembram os das aranhas, mas nas pontas existe alguma coisa espécie de coisa afiada. Eles também são cegos e possuem um ponto fraco que é descoberto somente no fim.

Quando uma mulher te olha assim, é porque você fez uma merda imensa.

Os únicos problemas que tive com esse filme foram: a falta de ação da Emily Blunt e da Millenct Simmonds até a metade do filme, e o fim que é deixado em aberto, MAS ele é foda ao mesmo tempo.

Além disso, li notícias de que poderá ter uma continuação de Um Lugar Silencioso, mas a informação ainda não foi oficializada.

Tirando esses pequenos detalhes, a nota que dou para ele é: 10/10.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.