Artigo - Como Loki vai 'salvar' o MCU trazendo o Homem de Ferro e a velha guarda de volta
Em sua segunda temporada, série do Disney+ deve alçar Loki como um 'salvador' para o futuro do estúdio
Bora ali salvar a Marvel |
Que Loki (2021) foi a melhor série da Marvel para o stremming, é quase uma unanimidade entre os fãs, visto que foi a principal obra a se se comprometer com o tão sonhado Multiverso. Dito isso, a segunda temporada veio forte nesse conceito e seus episódios semanais fizeram do personagem de Tom Hiddleston alguém absurdamente poderoso ao ponto de, como o próprio ex-vilão diz: 'Poder reescrever a história'.
Mas como tudo isso vai funcionar de agora em diante, e o que raios o Homem de Ferro e outros heróis tem a ver com a festa? Bom, vamos lá.
A Marvel apostou muito alto em Vingadores: Ultimato (2019), e decidiu basicamente aposentar alguns personagens icônicos e matar outros pelo hype. A aposta funcionou e o filme bombou, comovendo milhões de fãs e fazendo bilhões de dólares. No entanto, havia uma medida já traçada para o futuro desses personagens: Seu legado. Porém, o Homem-Aranha do MCU nunca funcionou sendo um Robin de ferro, o Falcão como Capitão América, mesmo que sendo muito fiel aos quadrinhos, não apareceria tão cedo (filme solo só em 2024) e Yelena Belova como nova Viúva Negra, idem. Sendo assim, estava claro que o estúdio partiria para uma emancipação de personagens e histórias, tentando refrescar sua linha do tempo e apresentar aos fãs os novos rostos de uma nova geração.
No entanto, o tiro saiu pela culatra. As novas histórias não empolgaram e os novos personagens não cativaram. Seja pelo roteiro ou por não terem tanto apelo assim da grande maioria de fãs. Fazendo algumas exceções, Como Shang-Chi (2021), Eternos (2021), Homem-Aranha: Sem volta para Casa (2021), Cavaleiro da Lua (2022), Gavião Arqueiro (2022) e Guardiões da Galáxia vol. 3 (2023), a sensação que ficou é de que as produções dessa nova leva nos empurram apenas um 'vem aí' com uma história morna e muitas vezes genérica.
Sendo assim, era uma questão de tempo até que o estúdio ligasse a luz amarela e buscasse alguma forma de manter seu público fiel conectado ao mesmo tempo em que cativasse a nova geração, e isso foi feito nos dando várias participações especiais e cameos mais ou menos. Que funcionaram, até, mas ainda assim era pouco. O desinteresse pelo gênero e pela grande história estava cada vez maior.
Agora, o que já não ia bem, desandou de vez com Invasão Secreta (2023), série que tinha uma premissa fenomenal, mas que se contentou em duas ou menos reviravoltas realmente impactantes e ainda assim foi rasa. Desperdiçando novamente uma boa chance de deixar os espectadores em polvorosa. Com isso, o que poderia ser feito? Quem poderia resolver essa situação e reacender a chama nos filmes da Casa das Ideias, enquanto um personagem de porte multiversal como a Feiticeira Escarlate está de fora? Loki.
Resumindo bem, filmes como X-Men e Quarteto Fantástico são esperados pelos fãs, mas ainda assim já vimos esses personagens pelas mãos de outro estúdio. A mesma sensação de algo nunca antes visto era com os filmes do Vingadores. E o grupo original ainda segue como o ápice da Marvel no cinema. Os novos heróis não caíram nas graças do público e as novas ameaças não empolgam. Comercialmente falando, é hora de dar ao povo o que ele quer.
E seguindo o que li numa matéria recente da Variety, sobre o aparente 'desespero' da Marvel Studios para trazer Homem de Ferro e cia de volta e dar uma segurada na queda de audiência, uma coisa se juntou com a outra e então eu pensei: É o Loki. A chave para resolver tudo isso passa pela TVA e o recente arco de redescoberta do deus da mentira. Pensa comigo:
- Loki agora possui o poder de reescrever a história (não esquece disso).
- A TVA vem tendo cada vez mais importância no núcleo multiversal dos filmes,
- O deus da mentira já deixou claro por mais de uma vez estar meio arrependido do que fez até então.
- Com o conceito de incursões e realidades alternativas, não é impossível se 'fisgar' algum personagem querido num momento anterior a sua morte.
- A forma mais plausível de se trazer algum personagem de volta é justamente alterando algo no passado que já foi apresentado. Logo, reescrevendo o que aconteceu.
- Seria uma maneira soft de trazer algo até como o universo ultimate já antes de Guerras Secretas.
- Como sua redenção, Loki poderia justamente garantir que o 'sol brilhasse sobre nós novamente' trazendo de volta os heróis que se sacrificaram contra Thanos e/ou sequencialmente se aposentaram após isso. Para então lutarem em uma nova batalha que pode definir o futuro não só deste, mas de milhares de universos caso Kang vença e comece sua dinastia.
- E mais um ponto que não me sai da cabeça e até que falei com um pessoal no Instagram, é o fato de já existir um arco assim nos quadrinhos, onde o Loki se torna o 'Vingador Prime', realmente o maior herói de todos e salva os vingadores justamente contra Doutor Destino, que pode aparecer em breve ou ter esse papel sendo feito pelo Kang e suas variantes. Inclusive, nessa HQ, é contado que o Loki enfrentou diversos vilões em seu mundo e venceu todos. Porém isso custou a vida de todos em seu universo, o tornando uma espécie de 'andarilho multiversal'. Aliás, eu recomendo MUITO essa hq e vale a pena ler.
- Com o carisma de Hiddleston e o cenário atual do Loki no MCU, para mim é isso que deveria ser feito para revigorar o ânimo da audiência.
E é isso, o que vocês acham? Será que já posso dar início na minha carreira de roteirista ou só viajei muito nessa? Comenta aí e manda o texto para os amigos.
Até a próxima!
Nenhum comentário