Crítica | Pantera Negra é o filme perfeito pra te fazer pensar


Filme,além de maduro,traz questões valiosas

Imagem relacionada

É engraçado o que o cinema pode fazer;pra um garoto de 18 anos,que ainda 'rascunha críticas' ter sua mente aberta por uma produção chega a ser inexplicável... Tantos valores,tantas lições,sobre erros e acertos,escolhas e coragem,decisões a serem tomadas que contradizem o que fora seguido por gerações passadas. Moldar o novo,á sombra do velho;ciente de seus grandes feitos,esplêndidos acertos,mas também suas falhas,em momentos em que a arrogância,ou o medo,mesmo;te fazem hesitar e talvez iniciar a jornada por um caminho que necessite ser 'omitido' em certas partes para que os seguintes dos seus não enveredem por um conhecimento que não precise ser contado.
O passado,que pode ser lindo,sempre esconderá momentos de hesite,onde até mesmo a honra poderá ser deixada de lado na balança da vida,em prol do bem que julgarmos maior na hora de tomar a decisão.
E é a partir desse ponto que Pantera Negra surge,com um tom maduro,sério,mas que passa longe de ser sombrio,e muito menos inadequadamente indicado para momentos de humor,já que,sim;este é um filme da Marvel,portanto,se ainda não viu,não espere por algo totalmente diferente em questão de piadas,pausas pra alívio de tensão. Pois não é bem assim.
Cercado de questões sociais,rodeado por cores e dando a devida importância para o povo de linhagem mais antiga e rica da Terra;rica em crenças,em cores,em valores,amor,esperança. Rica em pontos que poderia eu virar a noite escrevendo sem me cansar,maravilhado com o que vi,e exacerbado com o que senti.
O filme mais emocionante oriundo da casa das ideias produzido até hoje,o mais arrojado,audacioso na medida certa,mas que não se perde,em momento algum,em expectativas. Nos mostra o mundo sério,que mesmo fictício,é real,o mundo que nós podemos sentir;que o vimos em guerra,em raiva,mas que transcende em paz,harmonia nos lugares mais 'remotos' da civilização.
E mais uma vez voltamos a questão do medo. Se fosse você o líder de uma nação absurdamente avançada,rica em tudo;arriscaria sua segurança para ajudar seus semelhantes ou seguiria oculto,escondido para evitar o pior,sem considerar o que poderia ocorrer á sua volta,e no que poderia ajudar? Como sentiria esse peso nas costas,de que forma lidaria com a situação?
Essa é uma questão que só após assistir esse filme,eu,por um exemplo,pude tomar partido em um lado.
Ryan Coogler certamente não imaginava que seu projeto,até então no cinema atual,'diferente' pudesse abranger a todos,todos que se permitirem sentir a emoção de um simples tela,que pode ser em 2D,3D,Imax...não importa. Uma história bem contada é uma história bem contada,e essa foi maravilhosamente bem feita.
Um elenco de dar inveja,que não se expôs a holofotes sem necessidade,e somente recebeu críticas e elogios que lhe foram devidamente merecidos.
Encabeçado por Chadwick Boseman,estrelado por nomes como Andy Serkis, Martin Freeman, Lupita Nyong'o, Forest Whitaker e que obteve de Michael B.Jordan um novo vilão que com certeza vai ficar gravado na memória de muitos,por muito tempo;um antagonista tão humano,presente em um universo tão tecnológico,mágico da Marvel,que chegamos a nos identificar com ele em diversos momentos;alguém em um papel não me fez pensar assim desde o grande coringa de um tal Heath Ledger...
O filme perfeito pra te fazer pensar. O filme que ME fez saber o valor das coisas,por mais simples que possam ser,valor do sorriso de uma criança,valor de nossas raízes. Para que quando chegarmos ao topo,não nos esquecermos das coisas mais singelas,que compõem os maiores homens,sejam eles bons ou aparentemente não.
Esperei 15 anos,pra que,depois de O Rei Leão,pudesse me emocionar e aprender desse jeito.
E tenho certeza que em algum momento,qualquer que seja,qualquer cena,também vai fazer você se sentir representado;seja por uma atitude não tomada em algo que já passou,ou como uma chama que jas queimava esquecida dentro de ti...Sinta.

Permita-se sentir,descobrir o novo mundo...
Wakanda para Sempre!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.