Físico Stephen Hawking morre aos 76 anos
Familiares emitiram o comunicado nesta madrugada
Faleceu na madrugada desta quarta-feira (14), aos 76 anos, o físico Stephen Hawking. De acordo com sua família, o físico estava em casa e morreu 'em paz'.
Em um comunicado, seus filhos, Lucy, Robert e Tim disseram:
Estamos profundamente entristecidos pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje. Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado viverão por muitos anos. Sua coragem e persistência com seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo
O brilhante Hawking ficou conhecido por seus estudos em diversos campos da física, principalmente sobre buracos negros, cosmologia teórica e gravidade quântica, se tornando uma das personalidades mais admiradas e respeitadas da atualidade.
Por seu incrível trabalho, o físico recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, com destaque para os títulos de Comandante da Ordem Britânica e de Professor Lucasiano Emérito da Universidade de Cambridge; posto que já foi ocupado por Isaac Newton e Charles Babbage.
Hawking também se tornou parte importante da cultura pop, tendo participações em séries como The Big Bang Theory e Os Simpsons.
Sua vida e obra chegaram ás telonas em 2014, com o filme A Teoria de Tudo, onde o físico foi interpretado por Eddie Redmayne. No longa, é contado todo o início da carreira do cientista, até o ponto do diagnóstico em que descobre ser portador de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença degenerativa que causa perda de controle motor.
O filme gerou o Oscar de Melhor Ator para Redmayne.
A causa da morte ainda não foi divulgada.
Nenhum comentário