Resenha | Pé Pequeno é a animação ideal para a nossa atualidade


Animação da Warner apresenta seriedade e diversão envoltas em boas risadas

Imagem relacionada

E quem disse que não se pode misturar entretenimento com assunto sério? Ou que um gênero deve se prender ao seu público alvo e ficar estagnado? Para quem ainda pensa assim, Pé Pequeno com certeza vai 'explodir as mentes pequenas', afinal, a animação da Warner Bros, com direção de Karey Kirkpatrick que segue em cartaz nos cinemas, faz uma dosagem excelente entre o mundo real e o encantado, expondo, com precisão, problemas da sociedade atual.
Só de ler a sinopse já fica clara a intenção de Migo (Channing Tatum); o yéti protagonista do longa busca comprovar sua tese de que os humanos, até então um mito para todos de seu povoado, realmente existem. O que, claro, não atrai crédito algum, ainda mais se levando em conta o fato das pedras sempre estarem certas sobre tudo, e ninguém ter a mínima noção de que podem estar equivocadas. Temos aqui um magnífico paralelo entre o controle da informação e manipulação das massas, ainda que suave. Afinal, as tradições são passadas de geração a geração em seu vilarejo, e Migo jamais as contestou, até um certo dia... [sem spoiler, pode ficar de boa].
As tais Pedras representam todo o conhecimento que os yétis obtiveram em sua história, e cabe ao guardião, vestir o manto e seguir adiante, sempre mantendo as rédeas do que seu povo acredita, conhece ou não. Até porque, este é um papel de um líder. Mas até que ponto? Barrar o conhecimento e tomar antigas tradições como verdades absolutas realmente é o melhor a se fazer? Ou será que existe mais, outros pontos desconhecidos que podem explicar de fato muita coisa? Geralmente, quem muito questiona costuma 'não bater bem' da cachola e em muitas ocasiões, tem ainda menos créditos com seus semelhantes justamente por ser 'complicado'. Outro paradigma quebrado pela animação, que dá o devido destaque a essa parcela ávida pelo conhecimento.
Por fim, eis aqui um belo exemplo de programa para a família, daqueles onde se pode obter diversão e certas reflexões, bem úteis nos dias de hoje.

Nota - 9/10 - Vá ao cinema querendo assistir um desenho basicão pra dar risada, e saia dele com lições cativantes sobre amizade, conhecimento e respeito.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.